Iniciamos o projeto com força total antes mesmo dele começar. O IPP Amazônia – Raízes da Floresta, receberá em julho deste ano participantes internacionais de 10 países para realizar, em conjunto com o staff, o projeto de valorização e registro cultural através de formação em comunicação e inclusão digital de jovens da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro.
Iniciamos nossa atividade com os jovens, fazendo as rodas de dança, gestos que são próprias para energizar o corpo e iniciar as atividades de um jeito bem descontraído.
Depois foi a vez de conversarmos um pouco sobre nós mesmos, a nossas relações com as comunidades e florestas, para isso cada jovem tinha uma pergunta na mão e cada vez que eles encontravam outro jovem tinham que perguntar e responder a pergunta do outro.
Depois disso, os jovens produziram um painel em recorte e cole de revista para mostrar e apresentar para pessoas que não conhecem a reserva, algo que eles consideram interessante. Surgiram conversas, animais da floresta, a própria comunidade de Tumbira foi retratada e não podia faltar uma boa história de pescador.
Outro ponto chave da atividade foi à discussão do mapa mundi, onde foram apresentados os países que irão participar do projeto. Veja o vídeo abaixo, para entender como foi feito o preenchimento do mapa. O legal da discussão do mapa foi falar sobre as diferentes línguas, e também as diferentes bandeiras, horários e pessoas que virão para o projeto.
Veja também a galeria de fotos da atividade e acompanhe o desenvolvimento do projeto e das atividades do IPP Amazônia.